ÁREA INTERNA DA ESCOLA

ÁREA INTERNA DA ESCOLA

terça-feira, 18 de junho de 2013

QUADRILHA DO "CUMPADRE CERE" ANIMA LAR TORRES DE MELO

No dia 18/06/13, a quadrilha do "Cumpadre CERE" apresentou-se no Lar Torres de Melo, localizado no centro de Fortaleza.
Sob a organização da ex-aluna Adriana, conhecida carinhosamente na comunidade por "negona", a quadrilha do CERE entusiasmou a todos os presentes, principlamente aos queridos idosos residentes do Lar Torres de Melo.
O Lar Torres de Melo, foi fundado em 10 de agosto de 1905, como Asilo de Mendicidade do Ceará, tinha por objetivo acolher moradores de rua, quando em 1979 por força da lei, teve de mudar seus estatutos, especificando o tipo de usuário e modalidade de atendimento, neste caso, já que tinha 280 idosos residentes, recebeu a denominação atual de Lar Torres de Melo, por votação unânime da Assembleia Geral, em homenagem a José Ramos Torres de Melo.
Nesta modalidade, visa ser a maior e melhor qualificada instituição de Longa Permanência, especializada na assistência e tratamento de pessoas idosas em estado de dependência parcial, total e fase terminal, oferecendo serviços de qualidade e de acordo com os sentimentos éticos e as leis que orientam as políticas públicas para o segmento.
Hoje o Lar Torres de Melo atende a 220 idosos residentes e mais 100 do Projeto de Convivência, que passam duas tardes na instituição, com vistas a integração entre idosos externos e internos, onde são realizadas atividades: laborativas, recreativas, expressivas, religiosa, ludoterápica, sociabilizante, cognitiva e a noite retornam para as suas residências.
A Entidade desenvolve basicamente, suas ações em 4 áreas: Social, Saúde, Nutrição, Gestão, por uma equipe multiprofissional:(assistentes sociais, médicos, enfermeiros, terapeuta ocupacional, fisioterapeutas, nutricionista e pedagoga), psicólogo(voluntário), além de profissionais auxiliares e de apoio administrativo, serviços gerais e de segurança, perfazendo uma equipe composta por 117 profissionais que se revezam diuturnamente.
Sendo o Lar Torres de Melo a única instituição filantrópica, de atendimento de Alta Complexidade nos diversos graus de dependência, registra uma demanda incapaz de ser atendida, em virtude da escassez de recursos e limitações da capacidade física para ampliação do atendimento.
O idoso tem que passar a ser atendido pelo poder público como um problema social grave, considerando-se que em 2025 representará 24,01% da população.
Os obstáculos são imensos, a Diretoria do Lar Torres de Melo, no entanto está disposta à enfrentá-los e dar continuidade aos ideais de seus antecessores que mantiveram sua curva sempre ascendente de qualidade.
É com o objetivo de facilitar o acesso às pessoas que buscam informações sobre o idoso, que reformulamos o site, onde é possível encontrar assuntos diversos tais como:
  • Troca de conhecimento nas áreas de Geriatria e Gerontologia;
  • Conscientizar-se da problemática do idoso, por parte da família e da sociedade;
  • Interagir com os demais segmentos sociais, na busca de universalizar os conhecimentos referentes ao processo de envelhecimento;
  • Conhecer o dia a dia de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos-ILPI.
  • Despertar os jovens cada vez mais para o futuro que inexoravelmente os espera. Por intermédio das redes sociais, engajando-os cada vez mais numa luta e realidade que também lhes pertence.
Todas estas informações enriquecidas e atualizadas, com contribuições externas que possam melhorar o trabalho junto a qualidade de vida do idoso.
    Prestigiando e dando um suporte à quadrilha do "Cumpadre CERE", estavam os professores Bruno, Lucielma e Bruna Régia, contando também com o apoio da Dir. Profa. Enedina Magalhães e os coordenadores Socorro Pereira e Ademir Júnior.
     
    Composição da Quadrilha do "Cumpadre CERE"
     
    - Natália Nobre (9ºC) e Dantas Kammon (9ºB)
    - Beatriz Souza (9ºD) e Lucas Mateus (7ºA)
    - Lorena Lima (8ºB) e Hoz
    - Alejandro Thomas  (7ºB) e Silmara (9ºA)
    - Yara Vitória (7ºB) e Washington Júnior (9º)
    - Rian Cristian (7ºA) e Jéssica Lima (7ºB)
    - Allif Santos (9ºB) e Adriely (7ºB)
    - Cintia Fernanda (7ºB) e Alleson
    - Felipe Leandro e Dandara Kévilla (9ºC)
 LAR TORRES DE MELO. Informações disponíveis em: .Acesso em: 18 jun 2013.

  



 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário