O PET Biologia UFC convida a todos os alunos e professores de Ensino Médio de Escolas públicas do Estado do Ceará a participarem do seu V Curso de Férias. Com o tema "Genética e Evolução", o curso, que ocorrerá nos dias 01 a 12/02/2010, conta com uma programação bastante interessante, incluindo palestras, apresentação de filmes, peças teatrais, esquematização de modelos moleculares, discussões, atividades práticas, entre outras. Solicitem já sua ficha de inscrição pelo e-mail do PET Biologia UFC (petbiologiaufc@gmail.com) e garanta a sua presença no V Curso de Férias "Genética e Evolução". A exemplo do IV Curso de Férias, cujo tema foi "A Lógica Molecular da Vida" (mais informações e fotos no endereço http://petbioufc.blogspot.com), realizado em julho de 2009, teremos a participação de alunos e professores do CERE - Centro de Referência Profa Maria José Santos Ferreira Gomes. Portanto, mais uma relevante estratégia de integração científica, que compõe o projeto "Despertar do CERE para a iniciação científica". Maiores informações tratar com os professores Ademir Jr, Danilo Azevedo e Toni Andrade.
O CERE está realizando a 2ª Parte da XIV SECART, com os Jogos Interclasse.
Sábado dia 19 de Dezembro foi feito a abertura no ginásio esportivo da escola.
Durante toda a semana acontecerão jogos que além da competição, no sentido da disputa, da demonstração de garra, força e busca da vitória, se constituem numa oportunidade de descontração e confraternização entre alunos, professores, Coordenação e Direção, cujo maior objetivo é a solidificação do espírito de equipe, senso esportivo e o prazer da participação.
A ESCOLA CERE, participou juntamente com outras escolas da Copa Hermínio Barroso, uma atividade esportiva muito atrativa e que integra os alunos de todas as escolas.
Nossa Escola conseguiu o 2º Lugar na modalidade de Futsal, sub 16.
Novamente, o CERE - Centro de Referência Profa. Maria José Santos Ferreira Gomes destaca-se no cenário nacional. Conseguimos uma medalha de prata na XII OBA 2009 (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), por meio do aluno CHAGAS CARVALHO TEIXEIRA DE OLIVEIRA JUNIOR (1º A, à direita na foto). Outro motivo de grande honra e satisfação foi o desempenho do aluno RONNEY MOREIRA DOS SANTOS (3º A, à esquerda na foto) na OBMEP 2009 (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), obtendo medalha de bronze, no SPAECE 2008 (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará), onde será premiado com um computador pelo Governo do nosso Estado, e classificação na 1ª fase da UFC vestibular 2010.1 (curso de Engenharia Civil).
É importante frizarmos que, colocando em prática um PPP (Projeto Político-Pedagógico) elaborado por nossos colegiados, que atenda às necessidades de nossos educandos e fortaleça suas potencialidades, agregado ao compromisso e dedicação de nossos professores o resultado não poderia ser diferente. Portanto, temos somente que comemorar.
3º Ano “A” John Lennon Oliveira Peixoto (Engenharia Elétrica) Juliane de Meneses Santos (Letras Port/Inglês) Ronney Moreira dos Santos (Engenharia Civil) Sayonara Coutinho da Silva (Educ. Fís. Bacharelado) 3º Ano “B” Darlyson de Lima Benício (Redes de Computadores) Francisco Leandro Ribeiro Cavalcante (Filosofia) Gustavo Araújo de Castro (Sistemas e Mídias Digitais) Pedro Mateus Lopes (Letras Inglês) 3º Ano “C” Francisco Romário Vasconcelos Dias (Matemática) Joselena Vitória Ribeiro Portela (Economia) 3º Ano “E” Natalia Andrade Oliveira (Ciências Biológicas) Yara Késsia Oliveira Benigno (Fisioterapia)
Essas aprovações são fruto do trabalho e dedicação do Núcleo Gestor, professores, alunos e funcionários do CERE - Centro de Referência Profa. Maria José Santos Ferreira Gomes. Portanto, comprovamos que é possível um ensino público e de qualidade no nosso país, notadamente, em nosso estado.
O CERE - Centro de Referência Profa. Maria José Santos Ferreira Gomes participou, no período de 19 a 25 de outubro, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2009.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece desde 2004, tem tido um êxito grande com uma participação crescente, a cada ano, de pessoas e de instituições de pesquisa e ensino. Em 2008, foram realizadas cerca de 11.000 atividades, em 450 municipios. Nossa contribuição a este momento especial para a ciência foi a realização de uma série de atividades. Fizemos uma exposição dos trabalhos científicos desenvolvidos no Laboratório de Ciências, sob a orientação dos professores José Ademir Damasceno Júnior, Antonio Correia Andrade e César de Castro Brasileiro. Tivemos também a apresentação da peça "A3P", do grupo de teatro do CERE, tendo à frente o Prof. Gutembergue de Sousa. Encerramos a nossa participação na SNTC 2009 de forma marcante, com a presença dos monitores da Seara da Ciência (Espaço de divulgação científica da Universidade Federal do Ceará - UFC) que apresentaram o Show "Magia da Química" e possibilitaram a observação de planetas e estrelas, através de suas lunetas. É importante frisar novamente que esses eventos fazem parte da proposta do projeto "Despertar do CERE para a iniciação científica", que conta com o apoio e supervisão do Núcleo Gestor. Ver fotos no endereço http://profademirjr.blogspot.com
O CERE - Centro de Referência Profa. Maria José Santos Ferreira Gomes fica inserido numa comunidade carente de Fortaleza, no Bairro do Antônio Bezerra, onde, assim como em tantas outras cidades no Brasil, resiste contra à violência, consumo de drogas, infra-estrutura inadequada e investimentos insuficientes. Portanto, para reverter este quadro, devemos convocar os diversos segmentos da sociedade civil organizada e planejar uma série de ações eficazes.
Nesse sentido, as escolas e universidades podem desenvolver projetos em parceria, num sistema de cooperação, e atuarem frente aos alunos, orientando-os, minimizando suas ansiedades e angústias, formando também, desse modo, importantes multiplicadores para suas famílias, ou seja, para a comunidade.
Foi baseado no exposto acima, que o CERE formou uma relevante parceria com o PET Medicina da Universidade Federal do Ceará – UFC, através do projeto “Superação”, sob a coordenação pedagógica do Prof. Ademir Jr e supervisão do Núcleo Gestor.
SOBRE O PROJETO SUPERAÇÃO
O projeto superação trata-se de uma ação extensionista, em que a equipe de estudantes do PET-MEDICINA-UFC se propõe a fazer visitas a uma escola de ensino fundamental e médio da rede pública de Fortaleza, organizando rodas de debate e discussão com os jovens estudantes.
Os temas a serem abordados são os mais diversos, mas em geral, são os seguintes: uso de drogas, alcoolismo na juventude e prevenção a doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), gravidez precoce, sexualidade, prevenção contra o câncer, entre outros. Tratam-se de temas que atualmente têm sido bastante enfatizados pela mídia e mesmo dentro das escolas. Entretanto, o objetivo é fazer uma abordagem diferenciada a esses adolescentes, com uma linguagem e um esclarecimento científico mais acessível à faixa etária alvo das discussões.
A atividade é feita de maneira continuada, para que haja um real acompanhamento dos alunos, ganhando confiança de alunos e professores e evitando indiferença presente em atividades pontuais. Essa é uma atividade que o grupo do PET Medicina classifica como desafiadora, pois exigirá a prática da habilidade da transmissão de conhecimentos científicos a um público que não tem pleno acesso às informações. Para futuros profissionais médicos, essa atividade é bastante valiosa por oferecer a oportunidade de nos identificarmos como atores sociais e sujeitos educadores da população, além da troca mútua de conhecimento.
Para o semestre (2009.2) da Universidade Federal do Ceará - UFC, o calendário proposto para os alunos de primeiro ano do CERE foi o seguinte:
DIA 17.1O: COMPORTAMENTO SEXUAL E DST´S
DIA 07.11: GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA, CRIME E VIOLÊNCIA
DIA 14.11: DROGAS, ALCOOLISMO E DEPRESSÃO
DIA 21.11: PERSPECTIVAS, MOTIVAÇÕES E SONHOS.
Em cada dia de atividade (no horário de 08h30 às 12h) comparecem em média 6 estudantes do PET-Medicina e são utilizadas metodologias diversas (peças teatrais, filme, roda de discussão, dinâmicas...), além de outros recursos áudio-visuais que são disponibilizados pelo grupo, de modo a despertar a cada encontro um maior interesse dos alunos do CERE.
Serão aplicados também questionários quantitativos e qualitativos para serem avaliados o impacto das atividades realizadas entre os jovens estudantes, dando sempre espaço para que eles sugiram novos assuntos e metodologias, almejando aprimorar esses encontros.
EQUIPE DE PETIANOS:
ADRIANA RODRIGUES F.BARRETO --- 6º SEMESTRE
CAIO ABNER VITORINO G. LEITO --- 7º SEMESTRE
DANNI WANDERSON NOBRE CHAGAS --- 5º SEMESTRE
DAVI LIMA RABÊLO DE MELO --- 3º SEMESTRE
EVERTON JOSÉ MOREIRA RODRIGUES --- 5º SEMESTRE
GEYSA MARIA MONTE S. CÂMARA --- 5º SEMESTRE
LUANA SILVA BESSA GUIMARÃES --- 6º SEMESTRE
LUCAS DE ARAÚJO AQUINO --- 3º SEMESTRE
NATHALIA KRISHNA P. FONTENELE --- 4º SEMESTRE
SARAH PONTES DE BARROS LEAL --- 4º SEMESTRE
THYAGO ARAÚJO FERNANDES --- 10º SEMESTRE
VIVIANE TEIXEIRA L. DE ALENCAR --- 3º SEMESTRE
TUTOR DO PET-MEDICINA
PROF.DR. PEDRO JORGE CALDAS MAGALHÃES
Ver fotos no endereço http://profademirjr.blogspot.com
Conheça uma parte dos professores do CERE que estavam presentes no evento na Praia do Icaraí. Foi um dia de muita descontração com direito a churrasco, coca cola e muita alegria.
Aconteceu no dia 14/11 na Praia do Icaraí a homenagem feita aos professores e funcionários por parte do Núcleo Gestor. Foi um dia de lazer onde todos se deliciaram com banho de piscina, música e muito bate papo.
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
AMOSTRA CIENTÍFICA E AMOSTRA “SOCIEDADE E CULTURA” TEMA: O homem e o universo em evolução.
COORDENAÇÃO GERAL: José Ademir Damasceno Júnior
COORDENAÇÃO POR TURNO:
MANHÃ: Prof. Tony Andrade TARDE: Prof. Danilo de Azevedo e Profa. Rosa Vale NOITE: Prof. César Brasileiro EQUIPE DE APOIO: Todos os professores das áreas das Ciências da Natureza e Ciências Humanas
Na XIV SECART, a exposição científica apresenta-se com uma proposta inovadora, de uma Amostra Científica, que será composta de três atividades: exposição científica, teatro científico e sala temática. Esses trabalhos serão realizados no dia 01/12/09. Teremos também outra novidade que será o “Circuito de Palestras”. No decorrer da SECART, conforme programação no término deste regulamento, teremos uma série de palestras, ministradas por professores da nossa escola e professores convidados, onde serão abordados temas de grande relevância social.
I – OBJETIVOS
Fazer uma exposição com intuito de despertar nos alunos o interesse pela pesquisa científica;
Desenvolver o senso crítico e ético dos alunos através das experiências científicas;Promover um momento de interação entre os alunos desta comunidade escolar; Demonstrar para os alunos a importância das experiências científicas no desenvolvimento do país e da humanidade;
Estabelecer um elo mais forte e permanente das aulas regulares com as atividades do teatro do CERE;
Entender os conteúdos científicos de uma forma lúdica;
Proporcionar um espaço favorável para discussão de temas de grande relevância social.
II - DAS INSCRIÇÕES
Poderão participar da Amostra Científica e da Amostra “Sociedade e Cultura” todos os alunos do E.F e E.M, devidamente matriculados no ano em curso; As fichas de inscrição deverão ser entregues aos seus respectivos orientadores até o dia 11/11/09, devidamente preenchidas e assinadas. Deve constar na ficha de inscrição a atividade para qual a equipe está se propondo a participar: exposição científica, teatro científico e sala temática. Cada equipe da exposição científica deverá ser formada de no mínimo 03 e no máximo 05 componentes. Em relação à sala temática, será de 05 a 10 integrantes por grupo. Para as equipes que participarão do teatro científico não há limite de componentes.
III - DA SELEÇÃO DOS TRABALHOS
Os trabalhos serão selecionados por uma comissão competente nos dias 12 e 13/11/09, considerando a criatividade, a originalidade e objetividade descrita no resumo da ficha de inscrição. O resultado dos trabalhos selecionados será publicado no dia 16/11/09, segundo o número de vagas estipulado por nível:
NÍVEL 01: Educação Especial – até 05 trabalhos NÍVEL 02: 6°, 7° ano e EJA III – até 10 trabalhos NÍVEL 03: 8°, 9° ano e EJA IV – até 15 trabalhos NÍVEL 04: Ensino Médio – até 20 trabalhos
IV - DA APRESENTAÇÃO
A Amostra Científica e a Amostra “Sociedade e Cultura” terão seus trabalhos expostos nas dependências da escola. Cada trabalho receberá um número correspondente ao espaço que deverá ocupar para fazer a exposição na feira. Os trabalhos da exposição científica deverão ser expostos nos seus respectivos turnos com no mínimo 03 (três) integrantes da equipe para fazer as explanações ao público visitante, caso contrário a equipe será desclassificada. No momento da avaliação da comissão julgadora deverão estar presentes todos os componentes da equipe, caso contrário, a equipe perderá 20% por cada componente.
V - JULGAMENTO: Os trabalhos serão julgados por uma comissão indicada pela coordenação, segundo os níveis de ensino e número de vagas abaixo discriminadas: NÍVEL 01: Educação Especial NÍVEL 02: 6°, 7° ano e EJA III NÍVEL 03: 8°, 9° ano e EJA IV NÍVEL 04: Ensino Médio
VI – CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS, SALAS TEMÁTICAS E TEATRO CIENTÍFICO
I. Capacidade criativa.................................................................0 a 30 pontos Em que medida o trabalho exposto apresenta originalidade no planejamento ou em sua execução? Deve-se considerar os aspectos originais, independentemente do preço do equipamento comprado ou emprestado. Tenha presente a utilização engenhosa do material exposto. Considere que as coleções só serão criativas se apresentarem um objetivo muito bem definido.
II. Pensamento científico.............................................................0 a 30 pontos O exposto revela um procedimento organizado? Existe planejamento? Há classificações, observações precisas ou experimentos controlados? O exposto verifica leis ou relações de causa e efeito? Contribui, mediante modelos e outros métodos, a uma melhor compreensão de fenômenos ou de teorias científicas? Houve preocupação na aplicação de metodologia científica? Considere a quantidade provável de autêntico estudo e esforço dedicado ao trabalho exposto. Ignore o que se pode subtrair, incluir ou melhorar.
III. Objetividade...........................................................................0 a 10 pontos Pontue aqui a medida com que a história (tema) se desenrola completamente. Não é imprescindível que nos modelos se observe uma clareza muito prolixa dos detalhes da construção.
IV. Habilidade.............................................................................0 a 10 pontos Está bem construído o trabalho apresentado? A base do “aparelhinho” foi devidamente cortada, lixada e envernizada? Necessita de reparos frequentes para manter o funcionamento? No caso de coleções, que grau de habilidade é refletido no trabalho exposto, na montagem, nos textos etc.? Dispense sua exigência e maturidade no assunto, você é um profissional, ele um aluno.
V. Clareza....................................................................................0 a 10 pontos Em sua opinião, um visitante comum entenderá a idéia do trabalho exposto? Estão escritos corretamente os títulos, as etiquetas, as descrições e os visuais? Foram apresentados com limpeza e precisão? Há algo que faça aumentar a atenção do expectador à medida em que se observa a seqüência do trabalho exposto?
VI. Valor espetacular relativo ...................................................0 a 10 pontos Esse trabalho exposto é mais atrativo que outros relativos ao mesmo tema? É habitual em Feiras de Ciências, vários grupos de alunos apresentaram o mesmo tema. Leve em conta como cada um deles realmente esclarece o proposto. Observação: Todos os alunos que participarem da I Amostra Científica terão como nota parcial, nas áreas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, o equivalente à pontuação atribuída pela Comissão Julgadora. Ex.: uma equipe X conseguiu 85 pontos, dividi-se, então, esse valor pelo fator 10, portanto cada aluno obterá nota 8,5.
VII - PREMIAÇÃO 1º LUGAR: medalha de ouro + certificado + nota parcial + kit de livro 2º LUGAR: medalha de prata + certificado + nota parcial 3º LUGAR: medalha de bronze + certificado + nota parcial
OBSERVAÇÃO: a premiação acontecerá por nível, turno e atividade.
CIRCUITO DE PALESTRAS
Programação do Circuito de Palestras
Deficiência x Eficiência. Palestrante do CAPS e professores da Área de Ciências Humanas do CERE (data: 30/11/09, de 15 às 16h)
Profissional do Futuro. Palestrante do SENAC (data: 01/12/09, de 15 às 16h)
Método Científico e Inovação Tecnológica. Palestrante: Prof. José Ademir Damasceno Júnior – CERE (data: 02/12/09, de 15 às 16h)
Valorização da cultura Afrobrasileira. Palestrante: Yara Marcolino - representante de organismos de combate ao preconceito - e professores da Área de Ciências Humanas do CERE (data: 03/12/09, de 15 às 16h)
Iniciação ao Teatro. Palestrante Prof. Gutembergue de Sousa (data: 04/12/09, de 15 às 16h) Comportamento sexual e DST´s. Palestrante: PET Medicina e Grêmio Estudantil (data: 05/12/09, de 08h às 10h)
Obs.: os alunos interessados em participar das palestras deverão se inscrever antecipadamente com os coordenadores da Amostra Científica e da Amostra “Sociedade e Cultura”, pois as vagas são limitadas.
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
XIV SECART TEMA: O HOMEM E O UNIVERSO EM EVOLUÇÃO
FORTALEZA/2009
APRESENTAÇÃO
Centro Educacional de Referência - CERE Profa. Maria José Santos Ferreira Gomes, através do Núcleo Gestor, Professores e Alunos, tem a honra de realizar a XIV SECART (Semana de Ciências, Esportes e Artes) e convidar toda a Comunidade Escolar e Local para prestigiarem esse evento de caráter artístico, científico e cultural que realizar-se-á no período de 30 de novembro a 04 de dezembro.Vale ressaltar que nesse ano nossa Exposição Científica apresenta-se com uma proposta inovadora, de uma Amostra Científica, composta de três atividades: Exposição Científica, Teatro Científico e Sala Temática, vislumbrando incentivar nossos jovens alunos a seguirem uma carreira científica e tecnológica, atendendo, desse modo, a demanda crescente na sociedade por profissionais dessas áreas, concomitantemente, melhorando a qualidade do ensino científico em nossa escola.O objetivo geral proposto para a XIV SECART é fortalecer a aprendizagem e o conhecimento dos alunos através do intercâmbio de atividades artísticas, culturais e científicas, colaborando também no exercício consciente da cidadania dos nossos alunos.Visando a participação de toda a comunidade escolar na escolha do tema para a XIV SECART, o Núcleo Gestor, em parceria com o Centro de Multimeios, lançou uma pesquisa em agosto do corrente ano, que resultou no tema para 2009: O homem e o universo em evolução.Consideramos o tema escolhido de grande relevância para a atualidade, tendo em vista que seu estudo será um aprofundamento de questões relacionadas a problemática social, nesse sentido, promoverá grandes reflexões na comunidade educativa de forma a trazer esclarecimentos, informações e porque não dizer, orientações/ prevenção para todo o público em geral que prestigiará o evento com sua presença.Contamos com a presença de toda a comunidade escolar!
Amostra Científica e Amostra “Cultura e Sociedade” Exposição Artística Projeto Literário Olimpíadas de Conhecimento Gincana Cultural Festival de Talentos