ÁREA INTERNA DA ESCOLA

ÁREA INTERNA DA ESCOLA

sexta-feira, 13 de novembro de 2009


AMOSTRA CIENTÍFICA E AMOSTRA “SOCIEDADE E CULTURA”
TEMA: O homem e o universo em evolução.

COORDENAÇÃO GERAL: José Ademir Damasceno Júnior
COORDENAÇÃO POR TURNO:
MANHÃ: Prof. Tony Andrade
TARDE: Prof. Danilo de Azevedo e Profa. Rosa Vale
NOITE: Prof. César Brasileiro
EQUIPE DE APOIO: Todos os professores das áreas das Ciências da Natureza e Ciências Humanas


Na XIV SECART, a exposição científica apresenta-se com uma proposta inovadora, de uma Amostra Científica, que será composta de três atividades: exposição científica, teatro científico e sala temática. Esses trabalhos serão realizados no dia 01/12/09. Teremos também outra novidade que será o “Circuito de Palestras”. No decorrer da SECART, conforme programação no término deste regulamento, teremos uma série de palestras, ministradas por professores da nossa escola e professores convidados, onde serão abordados temas de grande relevância social.

I – OBJETIVOS
  • Fazer uma exposição com intuito de despertar nos alunos o interesse pela pesquisa científica;
  • Desenvolver o senso crítico e ético dos alunos através das experiências científicas;Promover um momento de interação entre os alunos desta comunidade escolar;
    Demonstrar para os alunos a importância das experiências científicas no desenvolvimento do país e da humanidade;
  • Estabelecer um elo mais forte e permanente das aulas regulares com as atividades do teatro do CERE;
  • Entender os conteúdos científicos de uma forma lúdica;
  • Proporcionar um espaço favorável para discussão de temas de grande relevância social.


II - DAS INSCRIÇÕES


Poderão participar da Amostra Científica e da Amostra “Sociedade e Cultura” todos os alunos do E.F e E.M, devidamente matriculados no ano em curso;
As fichas de inscrição deverão ser entregues aos seus respectivos orientadores até o dia 11/11/09, devidamente preenchidas e assinadas. Deve constar na ficha de inscrição a atividade para qual a equipe está se propondo a participar: exposição científica, teatro científico e sala temática.
Cada equipe da exposição científica deverá ser formada de no mínimo 03 e no máximo 05 componentes. Em relação à sala temática, será de 05 a 10 integrantes por grupo. Para as equipes que participarão do teatro científico não há limite de componentes.


III - DA SELEÇÃO DOS TRABALHOS


Os trabalhos serão selecionados por uma comissão competente nos dias 12 e 13/11/09, considerando a criatividade, a originalidade e objetividade descrita no resumo da ficha de inscrição. O resultado dos trabalhos selecionados será publicado no dia 16/11/09, segundo o número de vagas estipulado por nível:

NÍVEL 01: Educação Especial – até 05 trabalhos
NÍVEL 02: 6°, 7° ano e EJA III – até 10 trabalhos
NÍVEL 03: 8°, 9° ano e EJA IV – até 15 trabalhos
NÍVEL 04: Ensino Médio – até 20 trabalhos


IV - DA APRESENTAÇÃO


A Amostra Científica e a Amostra “Sociedade e Cultura” terão seus trabalhos expostos nas dependências da escola. Cada trabalho receberá um número correspondente ao espaço que deverá ocupar para fazer a exposição na feira.
Os trabalhos da exposição científica deverão ser expostos nos seus respectivos turnos com no mínimo 03 (três) integrantes da equipe para fazer as explanações ao público visitante, caso contrário a equipe será desclassificada.
No momento da avaliação da comissão julgadora deverão estar presentes todos os componentes da equipe, caso contrário, a equipe perderá 20% por cada componente.


V - JULGAMENTO:
Os trabalhos serão julgados por uma comissão indicada pela coordenação, segundo os níveis de ensino e número de vagas abaixo discriminadas:
NÍVEL 01: Educação Especial
NÍVEL 02: 6°, 7° ano e EJA III
NÍVEL 03: 8°, 9° ano e EJA IV
NÍVEL 04: Ensino Médio


VI – CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS, SALAS TEMÁTICAS E TEATRO CIENTÍFICO


I. Capacidade criativa.................................................................0 a 30 pontos
Em que medida o trabalho exposto apresenta originalidade no planejamento ou em sua execução? Deve-se considerar os aspectos originais, independentemente do preço do equipamento comprado ou emprestado. Tenha presente a utilização engenhosa do material exposto. Considere que as coleções só serão criativas se apresentarem um objetivo muito bem definido.


II. Pensamento científico.............................................................0 a 30 pontos
O exposto revela um procedimento organizado? Existe planejamento? Há classificações, observações precisas ou experimentos controlados? O exposto verifica leis ou relações de causa e efeito? Contribui, mediante modelos e outros métodos, a uma melhor compreensão de fenômenos ou de teorias científicas? Houve preocupação na aplicação de metodologia científica?
Considere a quantidade provável de autêntico estudo e esforço dedicado ao trabalho exposto. Ignore o que se pode subtrair, incluir ou melhorar.


III. Objetividade...........................................................................0 a 10 pontos
Pontue aqui a medida com que a história (tema) se desenrola completamente. Não é imprescindível que nos modelos se observe uma clareza muito prolixa dos detalhes da construção.


IV. Habilidade.............................................................................0 a 10 pontos
Está bem construído o trabalho apresentado? A base do “aparelhinho” foi devidamente cortada, lixada e envernizada? Necessita de reparos frequentes para manter o funcionamento? No caso de coleções, que grau de habilidade é refletido no trabalho exposto, na montagem, nos textos etc.? Dispense sua exigência e maturidade no assunto, você é um profissional, ele um aluno.


V. Clareza....................................................................................0 a 10 pontos
Em sua opinião, um visitante comum entenderá a idéia do trabalho exposto? Estão escritos corretamente os títulos, as etiquetas, as descrições e os visuais? Foram apresentados com limpeza e precisão? Há algo que faça aumentar a atenção do expectador à medida em que se observa a seqüência do trabalho exposto?


VI. Valor espetacular relativo ...................................................0 a 10 pontos
Esse trabalho exposto é mais atrativo que outros relativos ao mesmo tema? É habitual em Feiras de Ciências, vários grupos de alunos apresentaram o mesmo tema. Leve em conta como cada um deles realmente esclarece o proposto.
Observação: Todos os alunos que participarem da I Amostra Científica terão como nota parcial, nas áreas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, o equivalente à pontuação atribuída pela Comissão Julgadora. Ex.: uma equipe X conseguiu 85 pontos, dividi-se, então, esse valor pelo fator 10, portanto cada aluno obterá nota 8,5.


VII - PREMIAÇÃO
1º LUGAR: medalha de ouro + certificado + nota parcial + kit de livro
2º LUGAR: medalha de prata + certificado + nota parcial
3º LUGAR: medalha de bronze + certificado + nota parcial


OBSERVAÇÃO: a premiação acontecerá por nível, turno e atividade.


CIRCUITO DE PALESTRAS

Programação do Circuito de Palestras

Deficiência x Eficiência. Palestrante do CAPS e professores da Área de Ciências Humanas do CERE (data: 30/11/09, de 15 às 16h)


Profissional do Futuro. Palestrante do SENAC (data: 01/12/09, de 15 às 16h)

Método Científico e Inovação Tecnológica. Palestrante: Prof. José Ademir Damasceno Júnior – CERE (data: 02/12/09, de 15 às 16h)


Valorização da cultura Afrobrasileira. Palestrante: Yara Marcolino - representante de organismos de combate ao preconceito - e professores da Área de Ciências Humanas do CERE (data: 03/12/09, de 15 às 16h)


Iniciação ao Teatro. Palestrante Prof. Gutembergue de Sousa (data: 04/12/09, de 15 às 16h)
Comportamento sexual e DST´s. Palestrante: PET Medicina e Grêmio Estudantil (data: 05/12/09, de 08h às 10h)


Obs.: os alunos interessados em participar das palestras deverão se inscrever antecipadamente com os coordenadores da Amostra Científica e da Amostra “Sociedade e Cultura”, pois as vagas são limitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário